quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Google apresenta Android 5.0 Lollipop.





Nesta quarta-feira (15), o Google apresentou oficialmente a nova versão do Android. Anteriormente conhecido apenas com Android L, o Android 5.0 foi batizado de Lollipop (Pirulito), mantendo a tradição do Google de usar nomes de doces e sobremesas nas versões do Android. 
O Android L havia sido apresentado pela primeira vez em junho deste ano e traz um visual completamente novo para o sistema. A linguagem visual, chamada pelo Google de Material Design, busca unificar a experiência de uso do sistema em celulares, tablets, TVs e outros aparelhos. 
Esse aguardado anúncio da empresa é acompanhado da apresentação dos aparelhos da linha Nexus, o Nexus 6, Nexus 9 e o supreendente Nexus Player, dispositivo que será fabricado em parceria com a ASUS.
O tablet Nexus 9 e o Nexus Player estarão disponíveis para pré-compra a partir do dia 17 de outubro  e chegarão às lojas no dia 3 de novembro. O Nexus 6 também terá um período de compra antecipado ainda este mês e chegará às prateleiras em algum momento de novembro. De acordo com o blog oficial do Android, a nova versão do SO também chegará para o Nexus 4, 5, 7, 10 e edições Google Play nas próximas semanas.
O Android 5.0 Lollipop traz centenas de pequenos aprimoramentos e novos recursos. Entre os mais importantes estão:

- Notificações: o Android 5.0 traz controles aprimorados sobre notificações. Será possível, por exemplo, configurar o aparelho para exibir apenas notificações de um usuário ou programa, dependendo do horário ou localização. Assim, durante uma reunião importante, por exemplo, apenas notificações de programas ou usuários autorizados pelo usuário aparecerão.

- Bateria: há diversos aplicativos que ajudam a aumentar a bateria de aparelhos com Android. A partir da versão 5.0, o sistema trará um app nativo para essa função.

- Segurança: o Android 5.0 permitirá travar o aparelho sincronizando-o com um relógio, pulseira ou outro acessório inteligente. Assim, caso o aparelho esteja perto do relógio, será desbloqueado automaticamente. Caso o aparelho esteja longe do acessório (por exemplo, seja roubado ou perdido), será travado e só poderá ser aberto com senha. O sistema permitirá que o usuário combine senhas numéricas, padrões e bloqueio por acessório da forma que desejar.

Um comentário:

Ivan Trindade disse...

Muito show a mantéria!